O porquê dos porquês
A proposta de logotipo para o Conservatório Regional de Portalegre, insere-se no concurso realizado para a elaboração do mesmo.
O logotipo assume uma forma inovadora, devido à aplicação de formas simples, que demarcam bem as tendências atuais para a simplificação e reconhecimento imediato da mensagem e do logotipo.
O logotipo tem uma leitura muito fácil no que se refere à compreensão imediata do objetivo principal desta instituição: o ensino artístico da música. Esta leitura é facilitada pela apresentação destacada do símbolo universalmente, não seja suficiente para exprimir todos os objetivos que uma instituição como o conservatório deseja concretizar. Desta forma, surge a pauta que sugere o rigor, a seriedade e a qualidade pretendida mas que não esgota todos os objetivos da instituição porque, ao lado, surge uma pauta dinâmica, artística, criativa que fomenta um espírito constante de abertura a novas experiências e vivências. Por outro lado, podemos associar as linhas retas com instrumentos de corda e as linhas curvas com as ondas sonoras do canto e dos instrumentos de sopro.
Se as formas dão enlevo aos objetivos e caraterísticas só Conservatório, as cores são fundamentais para identificar a região onde a instituição está inserida: o Norte Alentejano. As cores utilizadas são predominantes na paisagem desta região: o amarelo simboliza a cor da planície amadurecida ao sol e o azul simboliza o magnífico céu que envolve todo o Alentejo e, que neste caso, envolve todo o conjunto. Para além disso, tanto o amarelo como o azul são cores caraterísticas na arquitetura tradicional alentejana.