Saltar para o conteúdo

Breve historial

Portalegre – Ponte de Sôr – Sousel - Gavião

Escola de Artes do Norte Alentejano (EANA), anteriormente designada por Conservatório Regional de Portalegre, é uma Escola Particular e Cooperativa de Ensino Artístico Especializado da Música, podendo estender a sua atividade ao Ensino do Bailado e a outras Artes.
Esta Escola tem como suporte jurídico uma Associação de serviço público sem fins lucrativos, com a mesma denominação. Devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (ME) em 1988, iniciou as suas atividades nas instalações contíguas ao Palácio Amarelo, cedidas para o efeito, pela Autarquia local.

É reconhecida como Instituição de Utilidade Pública por despacho do Senhor Secretário de Estado da Reforma Educativa, de 28 de Junho de 1991, vindo a desenvolver a sua atividade na área do Ensino Artístico Especializado da Música desde a sua criação.
Desenvolvendo as suas atividades, através de Autorizações Provisórias de Funcionamento, atribuídas por parte do ME, viu em 1994, com a cedência de novas instalações atribuídas por parte da Câmara Municipal de Portalegre, antiga Igreja da Misericórdia e anexos, edifício devidamente remodelado para a prática das atividades que desenvolve, a atribuição da Autorização Definitiva de Funcionamento.

Pretendendo a EANA facultar o acesso a este tipo de ensino não só aos jovens da Cidade de Portalegre e do Concelho, mas também aos de todo o Distrito, deliberaram os Órgãos competentes desta Associação seguir uma política de descentralização, criando em parceria com a Autarquia local uma Secção na Cidade de Ponte de Sôr no ano 2000.
Para tal, foram disponibilizadas pela Câmara Municipal de Ponte de Sôr as antigas instalações da Escola Primária/Delegação Escolar, edifício totalmente remodelado para o desenvolvimento destas atividades, obtendo a Autorização Definitiva de Funcionamento por parte do ME, em 07 de Março de 2006.

Dando continuidade a uma política de descentralização, no ano 2007 em parceria com a Autarquia de Sousel, a EANA deu início à criação de uma secção nessa vila. No ano letivo de 2007/2008, as atividades iniciaram com carácter oficial, tendo em vista a obtenção da 1ª Autorização Provisória de Funcionamento, concedida pelo ME, em 15 de Maio de 2007.
Atualmente a secção está integrada no Agrupamento de Escolas de Sousel.

Para o desenvolvimento das atividades desta escola é assinado anualmente, um contrato de patrocínio com o ME, suporte financeiro para o seu funcionamento. Cabe a esta escola dar cumprimento a normativos específicos, aos níveis de habilitação do seu corpo docente, espaço físico e todas as especificidades que uma escola desta natureza necessita para a obtenção desse reconhecimento por parte do ME.

O Plano de Atividades, enquanto guião orientador de toda a atividade pedagógica da EANA, permite em tempo útil, fixar orientações emanadas do ME e do Conselho Pedagógico, assim como de outros órgãos, tendo como objetivo perspetivar ações que levem ao conhecimento público da vida da instituição.
É do nosso entendimento e dever, divulgar o trabalho realizado pelos alunos, não só numa perspetiva de conhecimento do que se faz, mas principalmente incentivar potenciais alunos a ingressar nesta instituição.

Assim, esta escola entendeu estender a sua ação a outros espaços, para um melhor conhecimento do seu trabalho junto de outras entidades e instituições.
Com todas as dificuldades adjacentes a uma região do interior do País, esta escola tem vindo a desempenhar um papel fundamental, proporcionando à população escolar do Concelho e do Distrito, o acesso ao Ensino Artístico Especializado da Música.

%d bloggers like this: